Paraty

Max. 27ºc

Min. 20ºc

Home > Notícias > Vacinação da Febre Amarela

Notícias

Vacinação da Febre Amarela

Publicado em 17 de março de 2017

Vacinação da Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida através da picada de um mosquito infectado. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. O vírus se apresenta em dois ciclos de transmissão distintos: silvestre e urbano. A febre amarela urbana não é registrada no país desde 1942. Sendo assim, a vacina é indicada apenas para as pessoas que vão viajar para as áreas onde se reconhece o risco de transmissão, como a região amazônica.

O estado de Minas Gerais apresentou nos últimos dias muitos casos de febre amarela, o que levou o governo federal a determinar o bloqueio em toda essa região e regiões próximas: Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, sul da Bahia e apenas o norte do Rio de Janeiro. É importante ressaltar que devem se vacinar contra febre amarela as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão da doença, pelo menos dez dias antes. "Em Paraty a vacinação é realizada no CIS (posto de saúde da Patitiba), mediante agendamento prévio", afirma a secretária de Saúde, Martha Cardoso. 

Gestantes, crianças com idade entre 6 e 8 meses, pessoas com idade = 60 anos, pessoas infectadas pelo vírus HIV e mulheres amamentando crianças menores de 6 meses devem consultar o médico antes de fazer uso da vacina, a fim de que o mesmo avalie os riscos que a vacina pode trazer.

« Voltar

CONHEÇA NOSSOS ÓRGÃOS E SECRETARIAS

http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.html http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.xml