Paraty

Max. 24ºc

Min. 17ºc

Home > Notícias > Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite

Notícias

Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite

Publicado em 6 de agosto de 2018

Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite

Começa hoje, 6, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Até 31 de agosto devem ser vacinadas crianças a partir de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. O Dia D da campanha acontece em 18 de agosto.

Em Paraty, todos os postos Estratégia Saúde da Família - ESF - e o CIS vão ter a vacina disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No município devem ser vacinadas cerca de 2.329 crianças.

Toda criança na faixa etária para tomar a vacina deve ser avaliada por um profissional de saúde, mesmo que já tenha tomado alguma dose anteriormente. Lembrando sempre de levar o cartão de vacinação.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina vao receber a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Bebês entre seis meses e menos de um ano devem tomar a vacina apenas se forem viajar para áreas endêmicas, onde há muitos casos de sarampo.

*Quem deve ser vacinado?*

Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 e menos de 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

*Poliomielite*

Também conhecida por paralisia infantil ou pólio, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

*Sarampo:*

Uma doença altamente contagiosa que pode levar a morte. A doença gera sintomas como febre, tosse persistente, congestão nasal e conjuntivite, com pequenas manchas avermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, se espalhando por todo corpo.

Este ano, 14 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 11 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

Campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

Data: De 6 a 31 de agosto

Horário: 9h às 16h

Local: ESFs e CIS

Dia D

Data: 18 de agosto, sábado

Horário: 8h às 17h

Local: Praça do Chafariz, rodoviária, ESFs, CIS

« Voltar

CONHEÇA NOSSOS ÓRGÃOS E SECRETARIAS

http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.html http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.xml