Home > Notícias > Escola de Comer abre vagas para novos voluntários

Escola de Comer abre vagas para novos voluntários

Publicado em 11 de janeiro de 2018

Escola de Comer abre vagas para novos voluntários

O projeto Escola de Comer começa 2018 com uma campanha para atrair novos voluntários que queiram atuar como padrinhos ou madrinhas da merenda nas escolas municipais de Paraty.

Com apoio dos voluntários, a merenda escolar de Paraty deu um salto de qualidade nos últimos três anos. O trabalho das merendeiras foi valorizado, assim como a agricultura familiar de Paraty, que hoje soma mais de 70 fornecedores para a merenda escolar do município.

Para participar da Escola de Comer, a pessoa deve ser moradora de Paraty, gostar de gastronomia e se interessar pelo trabalho voluntário. “Ser voluntário é compartilhar o seu pão, é dividir suas essências, os seus sabores, os seus saberes”, define a idealizadora do projeto, Ana Bueno.

No trabalho voluntário de apoio à merenda escolar, os padrinhos e madrinhas fazem visitas periódicas às escolas, verificam se o cardápio definido para o ano letivo está sendo respeitado e dão apoio às merendeiras, avaliando se suas condições de trabalho estão adequadas e fortalecendo seu vínculo com a comunidade escolar.

A participação dos voluntários no programa Escola de Comer agrega valores para o projeto, uma vez que se alia os interesses do voluntário às demandas da instituição, conquistando assim o sucesso coletivo.

Todos podem participar independentemente da área de atuação profissional. O mais importante é ter vontade de contribuir voluntariamente. Para se inscrever os interessados devem enviar um email para escoladecomer@gmail.com.

Conheça as metas do programa

->Estabelecimento de um cardápio nutritivo e balanceado para todas as crianças da rede pública, com produtos da agricultura familiar
->Redimensionar a logística de compra, distribuição e armazenamento da merenda
->Qualificar as merendeiras
->Dar condições de trabalho para a aplicação do novo cardápio
->Trazer a população para participar da educação através dos padrinhos voluntários
->Inclusão da educação alimentar no conteúdo pedagógico

O programa Escola de Comer de Paraty tem o apoio da Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Educação. Ele reúne voluntários, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores familiares para garantir a merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município. O programa está em andamento desde 2015. Em 2017 ofereceu aos estudantes de Paraty um cardápio ainda mais variado, promovendo a alimentação saudável nas escolas.