Paraty

Max. 24ºc

Min. 17ºc

Home > Notícias > Cinema da Praça de Paraty estréia com 14 filmes

Notícias

Cinema da Praça de Paraty estréia com 14 filmes

Publicado em 17 de julho de 2018

Cinema da Praça de Paraty estréia com 14 filmes

Cinema da Praça de Paraty estreia com presença da atriz Nanda Costa e 14 filmes com entrada gratuita

Programação do primeiro fim de semana de funcionamento do Cinema da Praça faz homenagens a Nanda Costa e Luiz Carlos Lacerda, com a presença da atriz nascida em Paraty e do cineasta que mais filmes fez na cidade histórica

A noite de inauguração do novo Cinema da Praça, em 19 de julho, vai movimentar a Praça da Matriz, no coração do Centro Histórico de Paraty. Cenário de mais de 30 filmes, a cidade ganha de volta o seu Cinema da Praça, no mesmo sobrado que abrigou o Cine São Jorge, ou "cinema do seu Pedro", que funcionou ali até meados dos anos 70.

A festa na Praça da Matriz terá coquetel com Ciranda, presença das autoridades e da Banda Santa Cecília. Na sala de exibição de 80 lugares, de portas abertas, será exibido um documentário institucional, produzido pelo coletivo Ocupação 16, com depoimentos de moradores que viveram a época do antigo cinema, de jovens da cidade, falando do futuro, e cenas da obra que levou três anos para ser concluída.

Instalado em um sobrado totalmente reformado, com projeto contemporâneo e equipamento de cinema digital, o novo cinema vai trazer, no primeiro final de semana de funcionamento, de 20 a 22 de julho, 14 produções, com entrada gratuita, contemplando vários gêneros e públicos. As sessões começam às 14h, com foco no público infantil, e seguem por temas diversificados, com entrada gratuita e retirada de senhas uma hora antes de cada filme. "O olhar da estreia é para o contemporâneo, com produções atuais e uma homenagem a Nanda Costa e a nova geração de atrizes de Paraty", adianta Cristina Maseda, Secretária de Cultura de Paraty.

Na programação do fim de semana, destacam-se o curta-metragem Julio Paraty, documentário do cineasta Luiz Carlos Lacerda, o "Bigode" exibido na sexta-feira, 20, às 20h, sobre a trajetória do artista plástico paratiense. O evento homenageia o cineasta que mais filmes fez em Paraty. A seguir, às 21h30, o cinema apresenta a pré-estreia nacional do longa Correndo Atrás (2018), do diretor Jeferson De, que está entre os finalistas do 46º Festival de Gramado.

A atriz Nanda Costa, nascida em Paraty, estará presente no evento em sua homenagem, na noite do sábado, 21 de julho, às 21h30, quando será exibido o longa Sonhos Roubados (2009), dirigido por Sandra Werneck, baseado no livro-reportagem da jornalista Eliane Trindade, em que ela interpreta a prostituta Jessica. No domingo, 22, às 20h, a homenagem continua, com o filme Entre Irmãs (2017), de Breno Silveira, com Nanda no papel da corajosa Luzia.

Duas outras atrizes de Paraty participam dessa noite especial: Bianca Paraty apresenta a performance "O vermelho do meu rosto", e Laura Prado é a protagonista do curta Sueli (2018). Baseado em fatos reais, aborda a história de uma empregada doméstica que abdicou de 35 anos de sua própria vida, família, filhos e netos na cidade em que nasceu, para trabalhar para outra família que se muda para o Rio de Janeiro.

A programação do novo cinema prevê, em seu funcionamento regular, sessões escola durante o dia e sessões abertas ao público em geral, para crianças, jovens e adultos. Com a maior diversidade possível, a programação vai contemplar uma ampla gama de gêneros, incluindo produções recentes, sem esquecer dos clássicos, com atenção a filmes brasileiros, mas acolhendo os diferentes cinemas do mundo. O espaço busca ainda atrair a Paraty extensões ou edições de mostras de cinema, como o já confirmado Festival Varilux de Cinema Francês, que vai acontecer de 4 a 12 de agosto de 2018.

A proposta do espaço é acolher ainda –além de uma programação de qualidade, contemplando a diversidade do cinema e seus públicos –uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico e multimídia, e uma sala multiuso destinada à formação em todos os aspectos do cinema e audiovisual, tendo como prioridade os jovens.

O Cinema da Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio do BNDES e da Comunitas.

Confira a programação completa:

QUINTA, 19 DE JULHO

20h – Festa na praça com a presença das autoridades, com a presença da Banda Santa Cecilia e coquetel com Ciranda.

Sala de exibição de portas abertas: documentário institucional com o Antes, Durante e Depois da reforma e revitalização do Cinema da Praça, incluindo depoimentos de moradores antigos (memória) e jovens (futuro), além de trailers de filmes da programação que seguirá.

SEXTA, 20 de julho

14h – Jonas e o circo sem lona (Vitrine, 2016, 1h22)

16h – Malasartes (Paris Filmes, 2017, 1h50)

18h – Mulheres alteradas (Paris Filmes, 2018 – 1h35)

20h – Julio Paraty (curta 26'), de Luiz Carlos Lacerda

21h30 – Correndo atrás (2018, pré-estreia nacional), de Jeferson De

SÁBADO, 21 de julho

14h – Minúsculos (Paris Filmes, 2015, 1h28)

16h – Power Rangers (Paris Filmes, 2017, 2h04)

18h30 – O filme da minha vida (Vitrine BNDES, 2017, 1h53)

20h30 – Performance "O vermelho do meu rosto" (15'), com a atriz paratiense Bianca Paraty

21h15 – Sueli (curta, 20'), de Christian Monassa, com a atriz paratiense Laura Prado

22h - Sonhos Roubados (Cineluz, 2010,1h30), de Sandra Werneck, com a presença de Nanda Costa

DOMINGO, 22 de julho

14h – Peixonautas (Riofilme, 2018, 1h27)

16h – Encantados (Riofilme, 2017,1h18)

18h – Baseado em fatos reais (Paris Filmes, 2018, 1h41)

20h – Entre irmãs (Conspiração, 2017, 2h40), de Breno Silveira

Todos os filmes terão entrada gratuita nesse fim de semana de estreia.

Sala de 80 lugares: retirada de senhas uma hora antes do filme, na bilheteria do cinema.

« Voltar

CONHEÇA NOSSOS ÓRGÃOS E SECRETARIAS

http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.html http://pmparaty.rj.gov.br/adm/scripts/jp/sitemap.xml